sábado, 2 de janeiro de 2016

Leituras do Mês | Dezembro 2015

 Fala galera, beleza? Hoje eu estou trazendo pra vocês pela primeira vez o post de Leituras do Mês. O último mês do ano foi bem icônico para mim em leituras, porque eu consegui completar, surpreenda-se, 13 livros. Aqui, eu vou comentar, rapidamente, o que achei dos livros lidos. Não irei falar a sinopse, que normalmente comento no Book Haul, e aqueles que eu gostarei de comentar um pouco mais, farei uma resenha.

  • Comecei o mês não muito bem com "Planeta dos Macacos" do Pierre Boulle. Eu até que gostei do livro, mas o narrador abordado e os acontecimentos muito rápidos me incomodaram MUITO. A história é bem amarrada, e o final, que é um pouco diferente do final do filme, realmente me surpreendeu. No final eu dei 3 estrelas.
  • Logo depois, eu reli "Harry Potter e a Pedra Filosofal" para o Projeto (Re)lendo Harry Potter, e foi incrível novamente. Lendo com um olhar mais crítico, achei algumas coisas que me incomodaram, como o narrador, mas todo o resto compensa. Dei a mesma nota que havia dado: 4 estrelas.
  • Li também "A Mais Pura Verdade" do Dan Gemeinhart que é uma YA como todos os outros, porém, a história da personagem principal realmente nos comove, e o Dan Gemeinhart escreve de uma maneira muito interessante. É um livro bem rápido e vale a pena conferir e eu dei 4 estrelas. 
  • Terminei FINALMENTE de ler "The Lightning Thief" do Rick Riordan. É o primeiro livro da série "Percy Jackson e os Olimpianos" em inglês. Foi o primeiro livro que eu li completo na língua inglesa. Eu já havia lido em português, e a versão original é ligeiramente melhor. Algo que eu percebi é que a tradução desse livro no Brasil não é muito boa. Eu gostei do livro assim como gostei do primeiro. Dei a mesma nota que a versão em português: 4 estrelas.
  • Sem dúvida alguma, esse foi o melhor livro do mês. "Caixa de Pássaros" do Josh Mallerman. Esse livro é incrível. Ele é rápido, interessante, demonstra várias emoções, a leitura é fluida e o narrador muito bem explorado. Falei mais sobre ele na resenha. Eu dei 5 estrelas.
  • E da DarkSide, eu li o segundo volume da Trilogia The Game, "[Ruído]", do Anders de la Motte. Ele continuou muito bem a trilogia, mas o primeiro eu achei melhor. Também achei-o um pouco longo, e podia ter algumas páginas a menos. A escrita do Anders de la Motte é muito gostosa de se ler, assim como no primeiro. O autor aprofunda em alguns personagens, e introduz novos. Eu estou muito ansioso para o terceiro, e dei 4 estrelas.
  • Eu acho que esse foi o primeiro clássico que eu já li, "A Revolução dos Bichos" do George Orwell. É um livro bem curtinho e muito bem escrito que faz você você pensar. A linguagem, ao contrário do que falam, não é difícil. Ele é um ótimo livro como exemplo de distopia. Eu dei 5 estrelas.
  • E o que falar de "Por Lugares Incríveis" da Jennifer Niven? Ele é um YA completamente diferente dos outros, porque a mensagem que ele deixa no final realmente faz você pensar. O livro é extremamente triste, do começo ao fim, mas vale muito a pena. Vou falar um pouca mais dele na resenha. Eu ei 5 estrelas, e é um dos melhores YA's que eu já li.
  • E todo mês tem que ter uma decepção. A de dezembro foi "172 Horas na Lua" do Johan Harstad. O problema não foi com a escrita, nem com a narrativa, mas sim com o fato de o livro ter 300 páginas, 3 anos se passarem e ele contar os acontecimentos de 6 meses. A construção dos personagens também não é boa, e os pontos altos não salvam o livro. Eu acabei dando 2 estrelas.
  • Consegui dicas muito interessantes com o livro "Sobre a Escrita" do Stephen King. Como sempre, a escrita do King é impecável. As dicas que ele dá nesse livro são muito válidas, e eu já consegui consertar vários erros que cometia. Graças a magia do King, eu dei 5 estrelas.
  •  Como um complemento pra o Projeto (Re)lendo Harry Potter, eu li a versão ilustrada de "Harry Potter and the Philosopher's Stone" da J.K. Rowling. O melhor pra mim de ler esse livro em inglês foi o inglês britânico. Gerou alguma dificuldade, mas como eu já havia lido em português, facilitou. O mesmo a comentar da versão em português, e dei também 4 estrelas.
  • E FINALMENTE, um livro que eu esperava por  MUITO tempo: "Eu, Você e a Garota que vai Morrer" do Jesse Andrews. E tudo aquilo que falavam, é verdade. O livro é muito bom, é super engraçado, e mesmo tratando de câncer, você termina o livro feliz, porque a escrita do Jesse Andrews cativa você. Parte do livro é escrito em forma de roteiro, o que torna a leitura mais fluida. Eu também vi o filme, e vou comentar sobre os dois com vocês depois. Eu dei 5 estrelas.
  • E no último dia do ano, eu reli "As Vantagens de Ser Invisível" do Stephen Chbosky. Todas as vezes que eu leio esse livro, ou assisto o filme, me emociono muito, pois a história é muito melancólica. A narrativa é muito boa, o formato de 'cartas' é muito bom, sem falar na construção de personagens. 5 estrelas sem dúvida.
E foi isso pessoal, foi um mês de ótimas leituras. Vocês leram algum livro bom também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário